Histórico
A 14ª Companhia de Engenharia de Combate nasceu da transformação da então 3ª Companhia de Infantaria Motorizada ocorrida em 01 de janeiro de 2023 e foi criada com a missão de aumentar o poder de combate da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada. Pouco antes da criação, propiamente dita, havia sido criado o núcleo da Engenharia no dia 17 de fevereiro de 2022 com o intuito de realizar a transição da Infantaria para a Engenharia até o final daquele ano.
A 3ª Cia Inf teve origem na 1ª Companhia do 23º Regimento de Infantaria, sediado na cidade de Blumenau – SC. Deslocou-se para Tubarão em 17 de maio de 1961, sendo o seu primeiro Comandante o então Capitão José Pereira Campos. Instalou-se provisoriamente na Casa do Colono, que após algumas modificações passou a aquartelar definitivamente seu efetivo. Em 05 de abril de 1962, obteve sua autonomia administrativa.
No ano de 1974 destacou-se na prestação de serviços à população na enchente que assolou o vale do rio Tubarão, onde dois terços da superfície da cidade ficaram submersas. Pela atuação da companhia, sua bandeira foi condecorada com a insígnia da Ordem do Mérito Militar e cinco de seus integrantes com a medalha do Pacificador com Palma.
Em estudos realizados no ano de 1986 para reestruturação da Força Terrestre pelo Alto Comando do Exército, a 3ª Cia Inf esteve na iminência de ser extinta, porém a sua manutenção na cidade de Tubarão foi assegurada por esforços da comunidade tubaronense.
A partir de 01 de janeiro de 1988 passou a denominar-se 3ª Cia do 63º BI. Novamente, em 1991, estudos do Alto Comando determinaram sua desativação e possível extinção, sendo que, em 01 de janeiro de 1994, foi reativada.
A nomenclatura de 3ª Companhia de Infantaria motorizada foi publicada na PORTARIA Nº 1.953, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2019.
Redes Sociais