Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conheça Tubarão
Início do conteúdo da página

Conheça Tubarão

tubarao aerea 7ffd69x512

    Ponte sobre o Rio Tubarão - Fonte www.tubarao.sc.gov.br

 

  O município está localizado na região sul de Santa Catarina e é sede da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), formada por 17 municípios. Está a 140 km ao sul de Florianópolis, 57,2 Km ao norte de Criciúma e 336 Km ao norte de Porto Alegre (distâncias de Centro a Centro).

  A cidade de Tubarão possui o Centro Municipal de Cultura - Museu Willy Zumblick, Casario Antigo na Beira Rio e Praça da Dona Tereza Cristina como pontos turísticos, além de fazer ligação com a serra do Rio do Rastro e com as praias da região de Laguna e Imbituba.

                CENTRO CULTURAL 1536x1187    

Museu Cultural Willy  Zumblick - www.portalinfosul.com.br                                                                                             

                  

                         

Locomotiva na Praça Dona Tereza Cristina - www.tubarão.sc.gov.br

 

 

Aspectos gerais:

 

Fundada: 27 de maio de 1870;

 

População: 106,442 habitantes;

 

Temperatura Média: Máxima de 23,6º e mínima de 15,5º

 

IDH: 0,769

 

Curiosidades

 

   O topônimo Tubarão deriva do cacique Tuba-Nharô (do tupi-guarani = pai feroz), nome que os habitantes primitivos também davam ao rio que corta a cidade.

  Tubarão também é conhecida como Cidade Azul, foi o escritor. político e jornalista catarinense Vírgilio Várzea que encantado com a beleza do rio refletindo o céu azul e as montanhas no entorno atríbuiu o dístico à cidade: "o rio passa, serpenteando, e no seu rastro de prata, banha a cidade azul..."

  O Mesmo rio que encantou o poeta também causou destruição e morte na grande cheia. Inundação que ocorreu em março de 1974 que deixou marcas profundas na história da região, causando a morte de 199 pessoas e desalojando 60 mil dos 70 mil habitantes da cidade. O povo trabalhador em menos de um ano reconstruiu a cidade e em homenagem aos esforços coletivos e a solidariedade, foi erguida a Torre da Gratidão, no Campanário da Catedral Diocesana de Tubarão.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página